top of page

Centro Espírita Osvaldo Melo

§ Garopaba-SC §

Quem somos

      O Centro Espírita Osvaldo Melo foi fundado em 08 de maio de 1993. Filiado à Federação Espírita Catarinense, possui sede própria situada à rua Osvaldo Melo, 100, Bairro Ferraz, Garopaba, Santa Catarina.

     A origem desta Casa Espírita está na precariedade da saúde pública de uma, então, bucólica cidade de pescadores, recém elevada à condição de município, em meados do século passado. A carência assistencial conduzia muitos dos habitantes locais a benzedeiras, distribuídas em diversos pontos da colônia. Uma destas, chamada Dna. Quena, muito conhecida pela bondade invulgar, não media esforços para atender a todos que a procuravam, sempre empenhando-se a minimizar seus sofrimentos. Quando isto não era possível, fazia anotações sobre a situação, mencionando os nomes e problemas e as enviava, por embarcações, a Florianópolis com destino ao Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo, aos cuidados de Osvaldo Melo.

      No início da década de 1980, uma família tradicional de Garopaba, de confissão católica, atuante assídua nas lides da religião, é “vitimada” por doenças inexplicáveis. O senhor Pedro Lima, o pai, foi acometido de uma patologia que o deixava sem condições de movimentar-se. A mãe, Dona Ivone e Sérgio Lima, o filho mais velho, passaram a sofrer sérios distúrbios mentais. Ambos passaram por tratamentos psiquiátricos com a ingestão de fortes remédios e diversas internações em hospitais para tratamento da saúde mental, sem que houvesse logrado êxito ou melhoras significativas. Seu Pedro igualmente buscou especialistas, sendo também internado para tratamento da doença que o imobilizava. Procedimentos que, assim como acontecera com sua esposa e filho, não surtiram efeito. Os médicos não encontravam uma evidência para seu mal.

      Entra em ação uma amiga da família, Dona Valda Pacheco. Adepta da Doutrina Espírita, frequentadora do Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo, vaticina: “A cura do Pedro está na ilha!”.

      Tendo a convicção de que a doença do amigo era de ordem espiritual, convenceu os membros da família a irem ao Centro Espírita do Osvaldo Melo. Todos foram. A notícia que se tem é que o Senhor Pedro Lima chegou de cócoras, carregado, ao Centro Espírita e saiu caminhando.

      A partir de então, foram doze anos de idas semanais, duas vezes por semana, aos trabalhos de desobsessão, aplicação de passes e palestras edificantes, o que promoveu, em cada um, a mudança da linha de pensar e o consequente ímpeto na vontade de superar-se a cada dia proporcionando a “cura” da família inteira. As notícias destes prodígios espalharam-se. Muitas outras pessoas começaram a procurar pelo Seu Pedro em busca de informações e, quem sabe, de uma indicação ou até carona ao Centro Espírita do Osvaldo Melo, em Florianópolis.

   A família Lima foi acolhida naquela Casa Espírita por muitos irmãos da seara. Porém, alguns nomes foram preponderantes e ficaram gravados, não apenas na memória dos membros dos Lima, mas nos anais do Centro Espírita Osvaldo Melo, de Garopaba e no coração de tantos de seus primeiros frequentadores e trabalhadores. A saber, Dona Geni Linhares, Dona Maria de Lourdes Silva, Dona Bilmar de Souza Vieira e Jovelina Soares.

      Este grupo de senhoras orientou o tratamento dos “doentes” desde o seu início. Quando elas perceberam que tudo estava bem com a família, a Dona Maria, mulher forte e de incisiva determinação, praticamente fez uma intimação ao Senhor Pedro Lima: “Pedro, é chegada a hora de instalarmos uma Casa Espírita em Garopaba!”

     Em 08 de maio de 1993, na garagem da casa da Sirléia Lima, a filha mais nova do casal Pedro e Ivone Lima, no Bairro Morrinhos, aconteceu a primeira palestra pública. Estava fundado o Centro Espírita Osvaldo Melo, de Garopaba. Sérgio Lima, o primeiro presidente.  Ali estudava-se o Evangelho, aplicava-se passes, realizava-se os primeiros atendimentos fraternos e fomentava-se o amor pregado pelo Cristo.

      O nosso irmão Pedro Lima sentiu-se tão gratificado pelas tantas graças recebidas que doou o terreno, construiu o prédio e proveu todo mobiliário e instalações para o funcionamento. Exatamente um ano após a fundação da Casa Espírita, em 08 de maio de 1994, o Centro Espírita Osvaldo Melo estava em sua sede própria. A responsabilidade da palestra daquele dia foi do Senhor Givaldo Tavares, então presidente da Federação Espírita Catarinense.

      A escolha do nome Osvaldo Melo é o reconhecimento a um homem altruísta. Espírita convicto e grande trabalhador na seara. Médium curador, psicógrafo (receitista), partilhou incontáveis benefícios a muitas gerações de sofredores. Com uma atividade mediúnica incessante foi instrumento de amparo e libertação de uma infinidade de pessoas. Agora na condição de Mentor espiritual, continua atuando no Centro Espírita Amor e Humildade do Apóstolo e no Centro Espírita de Garopaba que, honradamente, recebeu dos Dirigentes Espirituais Superiores a indicação de Osvaldo Melo como um dos seus mentores, fazendo parceria com Bezerra de Menezes, na condução espiritual da nossa casa espírita.

Texto por: Ivan Carlos dos Santos e André Luiz Raulino

WhatsApp Image 2020-03-27 at 17.53.47.jp

Imagem por: Bruno F. Nunes

Quem somos
Imagem do WhatsApp de 2023-04-09 à(s) 19.05.09.jpg
Nossas Atividades

Nossas Atividades

Contato

Email

garopabaceom@gmail.com

Endereço

R. Osvaldo Melo, 100
Garopaba, SC

88495-000

Contato

© 2020 por Centro Espírita Osvaldo Melo. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • YouTube - Círculo Branco
  • White Facebook Icon
  • Google+ - Círculo Branco
bottom of page